Puré de Batata na Bimby








Desde que tenho Bimby ( 2011 ) sempre fiz puré ‘ao vapor , sem qualquer contacto com a água da cozedura.
Nunca me adaptei a receitas formatadas, nem guiadas. Por muito que me possa de vez em quando ou muito raramente numa ou outra vez, me inspirar como qualquer pessoa como é evidente.
E não, não é qualquer tipo de pretensão, é a realidade.
Sou muito criativa e mesmo que faça alguma receita de alguém, é-me muito simples e muito óbvio mencionar a fonte.
Voltemos ao puré.
Existem alguns truques para um puré com consistência ideal, não-elástico e saboroso.
Como tudo, faz-se experiência atrás de experiência e resulta a cada passo, melhor ainda.
Para um puré de acompanhamento, convém ficar mais liso e requer que se bata mais , contudo, existem pessoas que gostam de puré com ‘grumos seja da forma como o vão consumir.
Aqui por casa faço um puré menos batido para empadão por exemplo e mais batido para acompanhamento.
Na Bimby, descobri nessa altura conforme mencionado acima, que se podia fazer um puré impecável bastando adaptar a nossa receita de sempre a um robot de cozinha .
Serve para bimby como para outro qualquer.
Já o testei em mais 2 robots e o resultado é idêntico.
Basta cozer batata branca preferencialmente com bastante amido ( agria é a minha eleita)
Lavar a batata depois de a descascar sem voltar a lavar para conservar todo o amido precisamente.
Colocar na varoma temperada com sal.
Para uma varoma meia-cheia ( cerca de 8 batatas médias cortadas aos cubos pequenos )
1 litro de água no copo.
Programo : 43 minutos em modo varoma/ velocidade 1.
Assim que o ciclo termina, retiro a água do copo.
Coloco borboleta.
E ainda muito quentes ( fator bastante importante ), junte leite e manteiga .
Vou observando a consistência e volto a ajustar caso necessite.
Isto na velocidade 2 até 4 .
( não devemos ultrapassar essa velocidade)
Por fim, junte uma gema de ovo e noz-moscada.
Fica pronto
✔️ 😉
Sempre o fiz assim e nunca me falhou.
Hoje em dia , muita gente o faz desta forma.
Testem-no desta forma e evitem mergulhar qualquer tipo de legumes na água . Conservando assim, todos os seus nutrientes.

Comentários