|| Pão de Cacau & Amêndoa || Sem Glúten ||

Quando há uns dias atrás mostrei este pão, foram muitos os pedidos para a partilha da receita.
Coisa que na verdade é cada vez mais difícil e bastante pensado assumidamente.
As minhas criações 'elevam-me como pessoa , não sou formada em culinária nem coisa do género mas o gosto está presente já desde bem nova e é bastante gratificante para mim, criar as minhas próprias receitas!
Custa - me cada vez mais partilhar de forma genuína e haver uma falta de respeito tão grande pelos autores.
Chega a haver ondas de revolta contra A ou B  que supostamente publicam receitas sem link mas quando é uma suposta "blogger conhecida ou figura "publica a coisa muda e as pessoas nada dizem como se ficassem bloqueadas.
Quem me conhece e quem acompanha o blogue sabe o quão sou céptica em tudo na minha vida.
Porque a minha vida até como blogger tem que mexer comigo com teor de clareza, autenticidade, prazer e gosto!!
Está na cara que estamos na era das 'classes na categoria de blogue e isso, é 'desapontante para uma pessoa como eu que vê tudo e todos de forma igual!
Se eu me começar a sentir mal, conheço -me suficientemente bem para ditar os próximos passos desta 'aventura!
Assumo que já retirei/apaguei algumas receitas do meu blogue e guardei-as para mim.
Não por egoísmo mas para proteger algo que me 'custou a criar, requereu bastante trabalho e que têm como é óbvio, o seu valor !
Não me alongo mais e hoje passo-vos a receita deste pão que ficou com sabor de Outono :)




Ingredientes:

1 chávena de farinha de aveia
1 chávena de farinha de arroz
1 chávena de polvilho doce
1 ou 2 colheres de cacau em pó puro [ consoante a intensidade desejada ]
2 colheres de sopa de mel [ Usei da marca Transmontanos ]
1/2 colher de chá de psyllium
1/2 colher de chá de erva doce
1/2 colher de chá de canela
2 ou mais colheres de sopa de amêndoa picada
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
5 gramas de fermento de padeiro seco
Pitada de sal
1 ovo
Bebida vegetal morna até dar o ponto [ cerca de 1 chávena + ou - ]

Junte os ingredientes secos numa taça de batedeira com varas para massa de pão.
Adicione o ovo e ligue a máquina .
Vá aos poucos juntando a bebida vegetal até encontrar uma massa que não poderá estar nem liquida nem demasiada grossa.

Forre uma forma de bolo tipo 'inglês  [pequena/média] com papel vegetal.
Verta a massa, tape com um pano e coloque no microondas fechado ou perto de uma fonte de calor cerca de 30 minutos.

Ligue o forno nos 180º de leve a cozer por 40 minutos aproximadamente.
Retire, desenforme e deixe arrefecer.
Deliciem-se !


#DICAS:
-Junte passas ou mais frutos secos a gosto.
-Podem substituir o cacau por alfarroba [ fica igualmente delicioso ]
-Podem colocar banana ou maçã por cima.







Comentários

  1. Que rico pão e quentinho é que deve ser delicioso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Sigam também:
https://www.instagram.com/aculinariaeeu/
https://www.facebook.com/a-culin%C3%A1ria-a-eu-212792765420883/