terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Passatempo "Na Cozinha da Leonor" [mil folhas]

Boa Tarde !
Hoje venho postar um bolo muito guloso!
O mil folhas! receita tirada do blog Temperos da Argas e com a qual eu vou participar no passatempo a decorrer  Na  cozinha da Leonor!
Espero que gostem ! e já agora boa sorte para MIM!






Creme pasteleiro:

0,5 l de leite
4 ovos
125 g de açúcar
55 g de amido de milho

Cobertura:

1 clara de ovo 
200 g de açúcar em pó
1 colher de sopa de sumo de limão 

30-40 g de chocolate de culinária

Montagem:

1 placa rectangular de massa folhada fresca 

Preparação:

Creme pasteleiro:

1. Bater muito bem os ovos com o leite, a farinha e o açúcar até obter um preparado homogéneo.
2. Transferir o preparado para um tacho (este nunca deve ser de alumínio) e aquecer em lume médio, mexendo com uma vara de arames.
3. Mexer muito bem para o preparado não colar ao tacho. Deixar engrossar, mexendo sempre, até obter a consistência desejada e retirar do lume. Deixar arrefecer e guardar no frigorífico até ao momento de servir.

Cobertura:

1. Misturar a clara com o açúcar peneirado, adicionando no fim uma colher de sopa de sumo de limão. Não deve ficar muito espesso sem muito líquido. Deve ser utilizado imediatamente.

Montagem:

1. Levar a massa folhada dividida em duas partes iguais ao forno a 200ºC, furada com um garfo, até estar dourada (aprox. 12 min.). 
2. Cobrir a base com creme pasteleiro. Colocar sobre esta a outra placa de massa folhada (virei-a ao contrário para ficar com a superfície superior lisa).
3. Espalhar a cobertura preparada.
4. Enquanto se faz a cobertura, derreter o chocolate com baixa potência no microondas. Fazer um "saco pasteleiro" com uma folha de papel vegetal, deixando um buraco fininho e fazer riscos afastados a distâncias iguais, no sentido longitudinal. Com um palito passar para fazer os desenhos (limpar o palito entre cada utilização).

Deve ser reservado no frigorífico algum tempo antes de servir e apenas deve ser retirado no momento de servir.

3 comentários:

obrigada pela visita!